27.12.05

Fragmentos do espólio: F. Nietzsche / Julho de 1882 a Inverno de 1883/1884

“História = evolução das finalidades no tempo: de tal modo que cresçam mais elevadas a partir das mais baixas. Faltaria ainda explicar por que as formas mais elevadas de vida teriam sempre de aparecer. Quanto a isso, teólogos e darwinistas estão em uníssono do que isso acontece. Mas o todo é uma hípotese formulada a base de ajuizamentos de valores – e até de novas apreciações de valor. O inverso, de que tudo até nós é decadência, também é demonstrável. O ser humano, e justamente o mais sábio, como o supremo engano da natureza e como autocontradição ( o ser mais sofredor): até agora a natureza vai a pique. O orgânico quanto degeneração”.


As raças nobres são essencialmente burras. Os escravos, pelo contrario, que baseavam suas vidas na miséria do ressentimento aprenderam a pensar, aprenderam a maquinar, a destruir, a trair a confiança, ou seja lá o que for. Esses últimos são uma raça mais inteligente, contudo, negaram a vida.
E que minhas conclusões a respeito do ser-acima-do-humano nos moldes de nietzsche não passam de ilusão: pois como ele mesmo constata através do eterno-retorno, um movimento circular donde tudo se repete, e a história não estaria fora disso. O conflito entre apolíneo e dionisíaco que submete este àquele: e que talvez esse conflito não passe de uma regular adaptação dos ciclos de doença e saúde do próprio filosofo que exterioriza algo exatamente fisiológico. Sendo a doença Apolo e a saúde Dionísio. Nesses moldes o ser-acima-do-humano não pode existir sem que haja qualquer indicio do mesmo na história. A única coisa que a história nos mostra são valores em conflito(luta de classes) nobres e escravos numa eterna luta; num eterno conflito. Pois bem, meus amigos, aí está o cenário do nascimento do ser-acima-do-humano. Vejo que o mundo tornar-se-á único, um só governo, uma só constituição, raças todas unidas. Não mais haverá objetivos supérfluos como politica, economia, poder, dinheiro, pois o equilíbrio foi atingido. Nesse cenário completamente novo e longe das amarras do eterno-retorno, não há objetivo, não há religião; a única necessidade será fisiológica: todas as raças unidas e misturadas, o sexo valorado até o seu grau mais elevado. Uma busca particular e inconsciente de cada ser humano ao seu complemento, ao que nele há de pequeno e quer elevar-se. Nasce o ser-acima-do-humano, fruto de uma miscigenação fora do comum, pois uniu todos os valores, todas as perspectivas, todos os juízos em um único ser, e, consequentemente, anulou-os.

Meus amigos, a geração vindoura após a unidade humana será espetacular: as crianças serão as mais lindas e espetaculares, algo nunca jamais visto.

As vezes escrevo para mim mesmo sem saber.

Nenhum comentário: